Ano letivo 2019-20120

Bem-vindos à página do CFAE MarcoCinfães. Este é o Centro de Formação do pessoal docente e não docente dos concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães e esta página está aberta aos contributos de todos, os quais, desde já, agradecemos.

No ano letivo 2019-2020, o CFAE MarcoCinfães prossegue com a execução do seu Plano de formação no âmbito da Candidatura POCH-67-2019-07, iniciado a 28 de junho de 2019 e que se prolongará até novembro de 2020. Este tem por objeto a formação contínua dos docentes e outros agentes de educação e formação das escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães e por finalidades a melhoria da qualidade do ensino no seu território educativo de abrangência, a valorização dos profissionais de educação referidos, o desenvolvimento institucional das escolas e agrupamentos associados e o contributo para o progresso da região em que o CFAE se encontra inserido e do sistema educativo em geral. Dos 1078 docentes associados do CFAE MarcoCinfães 1278 estarão envolvidos em formação, até novembro de 2020. Em relação aos profissionais não docentes, o número de associados é de 421 e, desses, 400 estarão envolvidos em formação. Existe, assim, um total previsto de 1678 formandos, o qual poderá vir a ser revisto se o Plano de Acompanhamento e Monitorização da formação apresentar conclusões que apontem para essa necessidade.

O Plano inclui ações acreditadas na modalidade de curso de formação, oficina de formação e círculo de estudos, ações acreditadas pela DGAE para pessoal não docente na modalidade de curso e jornada e ações reconhecidas e certificadas pelo CFAE MarcoCinfães (alínea b) do artigo 8º do Decreto-Lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro (ACD). Remetemos para a consulta do mesmo em https://www.cfaemarco-cinfaes.net/uploads/2019/08/CFAE_MarcoCinfaes_PlanoFormacao_2019_2020.pdf. As inscrições irão ficando disponíveis à medida que as ações forem sendo agendadas.

Os protocolos já estabelecidos com a Universidade do Minho e com o ISCE Douro terão continuidade, dado o respetivo grau de especialização na área de formação de docentes, a elevada qualidade dos serviços prestados no âmbito do plano anterior e, também, a partilha do território de influência. No caso do projeto de acompanhamento e monitorização da formação, o serviço irá ser prestado igualmente pela Universidade do Minho pelas razões já apontadas em relação à formação.

No respeitante às ações de formação complementares aos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) em curso no âmbito das operações aprovadas pelos Programas Operacionais Regionais submetidos pela Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa, continuará a ser desenvolvido o trabalho de parceria com os Municípios de Marco de Canaveses e Cinfães, iniciado em dezembro de 2018, para implementação das referidas ações e outras iniciativas conjuntas que sejam consideradas relevantes para a prossecução dos objetivos comuns a todas as instituições envolvidas.

O CFAE MarcoCinfães deseja a todos um ano letivo feliz e profícuo.

A Diretora do CFAE

Elsa Correia