Obrigada, Professor Doutor Fernando Diogo!

No dia 22 de abril de 2023, teve lugar na Escola Superior de Educação do Porto o IX Seminário de Administração Educacional, para o qual o CFAE MarcoCinfães, tal como outras entidades parceiras da ESE-IPP, foi convidado.

A Professora Doutora Rosa Marí da Universidade de Castilla - La Mancha, foi oradora numa conferência subordinada ao tema “O direito de viver em democracia: desafios para a administração de centros educativos", moderada pelo Professor Doutor Eusébio Machado, docente da Universidade Portucalense e Coordenador Nacional do Projeto MAIA.

Registou-se, ainda, a intervenção do Professor Doutor Carlos Pires, Presidente do FPAE (Fórum Português de Administração educacional).

Tratou-se dum encontro muito participado, ao longo do qual foram debatidas questões de particular relevância para Educação no momento atual, nomeadamente no respeitante aos desafios colocados aos responsáveis por cargos de administração educativa e de organização de formação, numa perspetiva de promoção do exercício da cidadania e consolidação da democracia.

Neste contexto, o Professor Doutor Fernando Diogo, docente da ESE há mais de 30 anos, deu a sua última lição com a intervenção “Administração Escolar: três décadas de formação em três décadas de Escola Pública".

Com moderação do Professor Doutor Rui Trindade, da FPCE da Universidade do Porto e Presidente do CCPFC, o Professor Doutor Fernando Diogo conduziu a plateia por mais de três décadas de história do sistema educativo português, partindo dos dados objetivos dos diplomas relativos à administração educativa e formação e articulando-os com os seus principais efeitos nas instituições e, sobretudo, nas pessoas, com a postura esclarecida, humanista e serena que todos(as) lhe conhecemos.

No final, os agradecimentos públicos foram muitos, de alunos(as), ex-alunos(as) e colegas. Em nome do CFAE MarcoCinfães, de toda a sua equipa de trabalho,  da sua Comissão Pedagógica, dos seus formandos e formandas, reitero  aqui a manifestação da nossa mais sincera e reconhecida gratidão pela colaboração que o Professor Doutor Fernando Diogo tem vindo a prestar a este Centro desde 2019, pela forma segura e apelativa como, em conjunto com a Doutora Inês Teixeira, nos conduziu pelos fascinantes caminhos do Currículo e do seu desenvolvimento no âmbito da Autonomia das Escolas, como clarificou e conduziu à prática  conceitos inicialmente distantes e, quiçá, assustadores, e, sobretudo, pela proximidade, pela empatia e pela amizade.

Até breve!

Elsa Correia
Diretora do CFAE MarcoCinfães

Galeria de Imagens - Obrigada, Professor Doutor Fernando Diogo