Formação Docente em Direitos Humanos, Igualdade de Género e Educação para a Cidadania

Desde 13 de março passado, estão a decorrer no CFAE MarcoCinfães três turmas da oficina de formação “Recuperar Incluindo: Direitos Humanos, Igualdade de Género e Educação para a Cidadania”, de 50 horas. As inscrições abriram apenas para uma turma mas, dado o elevado interesse que a temática suscitou nos(as) docentes, o número de turmas foi alargado para três, frequentadas por perto de 60 formandos(as) de todos os níveis de ensino e de quase todos os agrupamentos e escolas não agrupadas associadas do CFAE MarcoCinfães.

Esta ação enquadra-se nos princípios do Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens, Resolução de Conselho de Ministros nº 90/2021, de 7 de julho e nos princípios, valores e competências do PASEO: saber valorizar e respeitar as pessoas e a dignidade humana; saber agir eticamente e respondendo pelas próprias ações, tendo sempre em vista o bem comum; agir de acordo com os direitos humanos, rejeitando todas as formas de descriminação e exclusão social e exercendo uma cidadania mais justa e mais livre de estereótipos e preconceitos de género, entre outros. O CFAE MarcoCinfães aborda, assim, a medida Recuperar Incluindo de forma mais contextualizada e dando seguimento ao trabalho que tem vindo a ser realizado por este CFAE desde 2019 na área da Educação Inclusiva.

Ao longo da formação está prevista a colaboração de convidados de diversas instituições, locais e nacionais, nas áreas dos Direitos Humanos, da Igualdade de Género e Prevenção da Violência, da Identidade de Género e outros(as).

Estão previstas mais turmas desta oficina de formação para o primeiro período de 2023-2024.

Galeria de Imagens - Formação Docente em Direitos Humanos, Igualdade de Género e Educação para a Cidadania