Ontem, 16 de abril, teve lugar, na Escola Secundária de Marco de Canaveses, a última sessão da ação de formação “Segurança, Defesa e Paz- um Projeto de Todos para Todos; o Referencial para a Educação Pré-Escolar e para os Ensinos Básico e Secundário. Tratou-se de uma ação realizada pelo Instituto de Defesa Nacional (IDN), em parceria com o CFAE MarcoCinfães e com o Município de Marco de Canaveses.
A ação foi frequentada por 28 docentes dos Agrupamentos de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses, Cármen Miranda, Alpendorada e Sande e, também, da EPAMAC, no que respeita ao concelho de Marco de Canaveses e dos Agrupamentos General Serpa Pinto e Souselo e, também, da Escola Secundária Prof. Doutor Flávio Pinto Resende, do concelho de Cinfães. Isto significa que toas as escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães estiveram representadas na formação. Foi ainda formando um técnico superior do Município de Marco de Canaveses.
Os objetivos desta ação eram:
-Habilitar professores no quadro do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, para que possam implementar e aplicar nas escolas este Referencial.
-Mobilizar/aprofundar competências científicas e pedagógicas no campo de uma educação para a cidadania integral, com especial enfoque no que se refere à educação para a segurança, para a defesa e para a paz, no seu sentido mais abrangente, que incorpora as dimensões integrais da pessoa humana, no quadro de valores e direitos, e por isso numa perspetiva transversal às diversas áreas curriculares.
-Contribuir para a implementação de práticas interdisciplinares, tendo em vista a consecução do desenvolvimento dos valores e áreas de competência inscritos no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
-Promover o surgimento de práticas que fomentem a educação para a paz e para uma cidadania ativa e participada.
A avaliar pelos trabalhos finais apresentados na sessão de ontem, esses objetivos foram atingidos e superados. Uma parte significativa dos formandos e formandas já está a implementar os seus projetos e os restantes já estão devidamente calendarizados. A intervenção que os formandos e formandas vão ter nas escolas será devidamente acompanhada e monitorizada pelo IDN e pelo CFAE MarcoCinfães, tendo ficado prevista uma nova sessão de 3 horas no final do ano civil, na qual todos poderão partilhar as suas conclusões sobre o modo como a implementação na prática diária decorreu e apresentar sugestões de alteração.
Na parte final da sessão, que contou com uma intervenção em direto da Senhora Presidente do IDN, Doutora Isabel Nunes, a Diretora do CFAE MarcoCinfães, Elsa Correia, agradeceu ao IDN e seus formadores (Comandante José Miguel Picoito, Professora Maria Francisca Saraiva, Coronel António Andrade e Coronel Luís Marinho Pereira, juntamente com outros formadores e formadoras) a oportunidade proporcionada aos docentes e Escolas do CFAE MarcoCinfães, a elevadíssima qualidade da formação e todo o ambiente de confiança e respeito vivido no decorrer da mesma.
Por sua vez, o Comandante José Picoito, em nome do IDN, felicitou todos e todas pela qualidade do trabalho desenvolvido e agradeceu ao CFAE MarcoCinfães toda a colaboração prestada.
Atendendo aos bons resultados obtidos, não está excluída a possibilidade da realização de uma segunda turma desta ação no território do CFAE MarcoCinfães.