CF | AE GSP | Quanto mais cedo melhor-Programa de desenvolvimento socio emocional e de promoção da saúde mental no 1º ciclo

22-09-2022

Modalidade-Curso de Formação
Regime-B-learning
Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente

No âmbito da promoção do desenvolvimento socio-emocional e da saúde mental infantil é imprescindível dotar os principais agentes educativos (docentes e não docentes) de competências para que as práticas profissionais, individuais e organizacionais, sejam consistentes, integradas e concertadas. O desenvolvimento socio-emocional infantil é urgente. A promoção de competências de autorregulação e resolução de problemas faz a diferença na trajetória desenvolvimental. Além de conhecimentos teóricos relevantes, importa dotar o público-alvo de estratégias práticas e eficazes promotoras de bem-estar emocional e saúde mental. Esta ação prevê a capacitação dos profissionais de educação para a ação direta no quotidiano da prática.

Objetivos a atingir
1. Clarificar o conceito de desenvolvimento socio-emocional e saúde mental;
2. Dotar os professores para trabalhar diferentes temáticas, na área do desenvolvimento socio-emocional;
3. Adquirir metodologias promotoras do desenvolvimento socio-emocional;
4. Contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação ao desenvolvimento socio-emocional e saúde mental;
5. Capacitar os professores para a reflexão crítica sobre as práticas profissionais e organizacionais, na ótica da promoção do desenvolvimento sócioemocional das crianças;
6. Contribuir para a integração da educação socio-emocional nas práticas educativas;
7. Promover a transversalidade do desenvolvimento socio-emocional na comunidade educativa.

Conteúdos da ação
0. Acolhimento e Apresentação
1. Desenvolvimento no 1º ciclo
1.1. Conceito de Desenvolvimento socio-emocional
1.2. Conceito de Saúde Mental
1.3. Fatores de risco.
1.4. Fatores de proteção
2. Educação emocional
3. Liderança e Comunicação
4. Gestão emocional
5. Educação Positiva
6. Literacia em Saúde Mental Infantil

Metodologias de realização da ação
A metodologia utilizada é essencialmente ativa e de participação, com o objetivo de integrar os três níveis do saber: saber-saber; saber-fazer e saber-ser. Incluirá o recurso teórico/prático, reflexão e discussão em grupo, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias, exploração de conteúdos e materiais.

Regime de avaliação dos formandos
A avaliação contínua do desempenho dos(as) formandos(as) terá por base o trabalho realizado nas sessões presenciais e online (trabalhos de grupo; criação de materiais para leitura adequada ao nível de ensino em que os docentes exercem a sua atividade) e a participação oral. O Trabalho Individual a propor respeitará o modelo e os critérios de avaliação adotados pelo CFAE MarcoCinfães, que incluirá sempre uma reflexão sobre o impacto do curso na atividade profissional num futuro muito próximo, bem como a produção de autoavaliação do(a) formando(a)
Em conformidade com o Despacho nº459/2015, a avaliação dos(as) formandos(as) é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções:

* Excelente – de 9 a 10 valores;
* Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
* Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
* Regular – de 5 a 6,4 valores;
* Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Não são certificados(as) formandos(as) cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação, conforme o Artigo 5º do Despacho nº 459/2015.

Duração25 horas
Dias de DuraçãoEntre 7 e 8, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
Acreditação