STEAM - Uma abordagem pedagógica

25-08-2023

Enquadramento

No contexto da digitalização global surge a necessidade de se criarem espaços e momentos que proporcionem aos jovens experiências tecnológicas com o objetivo de lhes dar competências sociais e empreendedoras, procurando ainda responder aos desafios dos mercados atuais. A criação de um espaço com diferentes tecnologias e atividades pretende proporcionar aos jovens e aos seus educadores o desenvolvimento de soft skills essenciais ao jovem do século XXI. As atividades STEAM são uma nova abordagem e interdisciplinar à investigação e à inovação. O projeto pretende a criação de um momento de capacitação em tecnologia, com material e com conteúdos, que possibilite que os jovens e respetivos professores façam trabalho diferenciado, promovido pelas diferentes áreas do mesmo, mas também que possam trabalhar em ritmos aprendizagem diferentes, uma vez que têm a tecnologia que potencia essa possibilidade, levando em todos os contextos, a aprendizagem para o centro do aluno, porque inerente estão formas de trabalho que solicitam que o aluno produza, interaja, comunique, pesquise, partilhe, debata, relacione.

Objetivos

- Adequar o conhecimento teórico e as práticas pedagógicas à realidade do quotidiano, promovendo a participação ativa dos alunos em projetos ou atividades científicas;

- Promover a atualização e aplicação dos conhecimentos, nas vertentes das áreas das ciências

- Enriquecer o processo ensino / aprendizagem tornando a prática escolar na área das ciências, mais atrativa quer para docentes quer para alunos(as)

- Envolver os docentes em atividades práticas esclarecedoras de fenómenos científicos e incentivá-los para práticas laboratoriais;

- Fomentar a prática científica e o interesse pela ciência

- Apresentar diversificação de estratégias de ensino e alternativas de aprendizagem das ciências, com demonstração de fenómenos físico-químicos e biológicos, com recurso a métodos e materiais do quotidiano.

- Promover atividades de acordo com o plano do clube de ciência viva.

Conteúdos

  • Exemplos de aplicação do uso de tecnologia com relação com as ciências.
  • Método experimental.
  • Relação de conceitos e conteúdos interdisciplinares.

Calendarização

19/04/2023 | 14h30-17h30

Duração3 horas.
Dias de Duração1
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
Acreditação