Iniciação à canoagem na escola

31-05-2024

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
É necessário fazer com que o Desporto na Escola concorra decisivamente para o desenvolvimento da região do Tâmega e Sousa, nomeadamente no território abrangido pelo CFAE MarcoCinfães. As características da sua rede hidrográfica, tornam-na muito procurada pelos amantes da canoagem de águas bravas e do «rafting». A Barragem de Carrapatelo é ideal para a prática da canoagem na vertente de águas lisas. No Marco existem dois Clube de Canoagem no âmbito do Desporto Escolar (DGE) no Rio Tâmega . Em Cinfães, existe um Centro de Alto Rendimento de Canoagem na Estalagem Porto Antigo, no Rio Douro.
A formação dos professores dos grupos 260 e 620, é um passo essencial na implementação desta estratégia, tal como consta dos Planos de Formação das escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães.


Objetivos a atingir
Pretende-se que os formandos sejam capazes de dinamizar atividades com elevado nível de correção, quer do ponto de vista técnico e logístico, quer do ponto de vista pedagógico, adaptando o desenvolvimento das mesmas à transmissão de conteúdos das suas disciplinas e proporcionando aos alunos uma mudança do contexto e ambiente de aprendizagem. Os formandos deverão desenvolver metodologias e criar instrumentos para promover, junto dos alunos, o reconhecimento e valorização dos recursos naturais da sua região e a sua articulação com a adoção e divulgação de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

Calendarização

09/07/2024 | Início 10:00 | 8 horas

10/07/2024 | Início 09:30 | 8 horas

11/07/2024 | Início 09:30 | 9 horas

Duração25 horas.
Dias de Duração3
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-113462/21