(PD) O Património Local e Internacional no Currículo - Conexões, Redes e Práticas Contextualizadas

19-09-2024

Logos
Logos2Estrutura da Ação

Enquadramento

No âmbito do trabalho de cooperação que o CFAE MarcoCinfães mantém com diversas instituições da comunidade em que está inserido, nomeadamente com a Área Arqueológica do Freixo- Marco de Canaveses, e, assinalando as Jornadas Europeias do Património 2024, subordinadas ao tema “Redes, Conexões e Rotas”, faz sentido que se dê início a um curso de formação de 15 horas, para docentes, na área do Património Cultural. Partindo da partilha da experiência, atividades e materiais trazidos por uma docente associada do CFAE MarcoCinfães que frequentou, na Bósnia, um curso sobre “A juventude e o património- reconstrução patrimonial e social em período pós-traumático”, chegar-se-á à relevância, mesmo urgência, do conhecimento e da valorização do património local. Os docentes serão envolvidos numa reflexão sobre a forma como a recuperação e valorização do património cultural constituem um fator de cura de traumas sociais e culturais em cenário pós conflito e como é possível criar e manter sociedades coesas e simultaneamente abertas através da articulação entre a diversidade e a manutenção de laços fortes com o património local, mesmo não sendo em contexto de trauma. Os docentes serão capacitados para a integração destas temáticas nas suas práticas curriculares, nomeadamente no âmbito dos diversos domínios da Educação para a Cidadania e adaptando as respetivas abordagens ao nível etário das crianças e jovens com quem trabalham. Pretende-se, assim, que a Escola possa exponenciar o seu papel na formação integral dos alunos, com incidência particular na formação artística e cultural e no incentivo à intervenção cívica ativa, atenta e crítica e, com eles em projetos de inserção comunitária, promover a partilha inter-geracional de conhecimentos e práticas.

Conteúdos

1 -Enquadramento do curso - 4 horas:

  • Enquadramento temático: as Jornadas Europeias do Património 2024; a 19ª edição da International Summer School Youth and Heritage, Bónia, Verão 2024; a Área Arqueológica do Freixo- importância da preservação, valorização e divulgação do Património local. (2 h)
  • Enquadramento curricular: documentos de referência – o Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, as Aprendizagens Essenciais e outros. (2h)

2 -Apresentação e discussão de propostas de trabalho a desenvolver com os alunos- 4 horas:

  • Abordagens disciplinares e transdisciplinares; os DAC. (2 horas)
  • Sugestão e discussão das estratégias mais adequadas ao tipo de curso e à faixa etária dos alunos. (2 horas)

3 -Elaboração dos pré-projetos de trabalho - 4 horas:

  • Recursos, instrumentos de planificação e avaliação em trabalho de Projeto (1 hora)
  • Recursos, instrumentos de planificação e avaliação e estratégias de sustentabilidade dos projetos; o envolvimento comunitário.
  • Avaliação formativa e avaliação sumativa no contexto do trabalho a desenvolver com os alunos no âmbito do presente curso: Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards (2 horas)
  • Estratégias de sustentabilidade dos projetos; o envolvimento comunitário. (1 hora)

4 -Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito do curso - 3 horas.

Nota:A ação já foi alvo de acreditação pelo CCPFC como curso de formação de 15 horas (CCPFC/ACC-128825/24)


Calendarização

Data de inícioDia da semanaFormadoresN.º de HorasHorário
Sessão 0120 setembro 2024sexta-feiraEusébio Machado409h00 - 13h00
Sessão 0221 setembro 2024sábadoEusébio Machado414h00 - 18h00
Sessão 0323 setembro 2024segunda-feiraEusébio Machado409h00 - 13h00
Sessão 0402 outubro 2024quarta-feiraEusébio Machado318h30 - 21h30
A Diretora do CFAE Marco Cinfães
Elsa Correia

Duração15 horas.
Dias de Duração4
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-128825/24