CF | PROMOÇÃO DE VALORES E ÉTICA DESPORTIVA/BANDEIRA DA ÉTICA (Direção de Serviços de Lisboa e Vale do Tejo)

08-11-2022

Estrutura da Ação

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
A atuação do CFAE MarcoCinfães assenta no princípio de que a formação contínua é um eixo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e das práticas docentes e, simultaneamente, uma estratégia de valorização do território de inserção das suas escolas associadas, assente em parcerias com instituições de natureza diversa a nível local, regional e nacional numa perspetiva de promoção de igualdade de oportunidades e maior coesão territorial. A colaboração com a DGE e o IPDJ com vista à promoção da Ética Desportiva através do Desporto Escolar enquadra-se no Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens, Resolução de Conselho de Ministros nº 90/2021, de 7 de julho e apela à criação de espaços privilegiados para a promoção de princípios e valores que constam do PASEO: saber valorizar e respeitar as pessoas e a dignidade humana; saber agir eticamente e respondendo pelas próprias ações, tendo sempre em vista o bem comum; desenvolver competências de trabalho colaborativo; agir de acordo com os direitos humanos, rejeitando todas as formas de descriminação e exclusão social e promovendo práticas mais equitativas. Estes são os princípios subjacentes ao projeto acima referido e ao curso agora proposto para acreditação, o qual também pretende capacitar os(as) docentes para conduzirem os (as) alunos (as) e as escolas no processo de obtenção da Bandeira da Ética e criação de condições de sustentabilidade dos princípios e práticas inerentes à sua atribuição.

Objetivos a atingir
1-Adquirir competências no domínio da Educação para Valores e Ética no Desporto, com enfoque no processo de certificação da Bandeira da Ética, enquanto componentes centrais e transversais da sua ação pedagógica e das suas escolas.
2- Enquadrar e articular a atuação pedagógica no domínio da Educação para Valores e Ética no Desporto nos procedimentos de planeamento curricular definidos por lei e em vigor nas escolas dos(as) formandos(as).
3-Adquirir e/ou consolidar competências na área de trabalho de projeto.
4- Facilitar a implementação de projetos, iniciativas, recursos e práticas relacionados com a promoção da ética e valores no desporto, através do processo de certificação da Bandeira da Ética;
5- Promover o envolvimento da comunidade escolar e da comunidade educativa de forma a garantir a sustentabilidade dos projetos.

Conteúdos da ação
I-Enquadramento

1- Introdução ao curso, apresentação de formadores(as) e formandos(as) e discussão dos critérios de avaliação; a Ética no Desporto Escolar e no PEDE 21-25: eixo III - Cidadania, Inclusão e Ética; articulação entre Desporto Escolar e PEDE 21-25 (1 hora síncrona)

II- A Ética e a Educação para Valores
1- A ética ao longo do tempo: Os fundamentos e as diversas correntes éticas

2-Enquadramento histórico e legal da ética no desporto
3-O PNED: objetivos, abordagem, eixos, recursos e projetos (2 horas síncronas)

III- Didática dos Valores no Desporto
1- Enquadramento curricular da Ética no desporto: o PASEO, as Aprendizagens Essenciais e a Educação para a Cidadania (3 horas síncronas)
2- Módulo Led´s Play – Jogar com Ética
3- Histórias de valores no desporto-exploração didática; o trabalho de projeto e a construção de Domínios de Autonomia Curricular (3 horas síncronas)

IV-Bandeira da Ética
1- Pressupostos e objetivos; procedimentos de certificação
2- Dimensões do formulário de candidatura: ética desportiva do ponto de vista estratégico e da gestão; ética desportiva operacional (3 horas síncronas)
3- Critérios e requisitos da certificação; articulação com os instrumentos de planificação curricular; partilha de boas práticas (3 horas síncronas)

V- O Desporto Escolar e o Projeto Educativo das Escolas
1- Missão; Projetos / atividades / áreas de intervenção do DE;
2- Revisão e consolidação dos conceitos relacionados com trabalho de projeto aplicados ao DE, Ética e candidatura à Bandeira da Ética. (3 horas síncronas)

VI- Gestão e sustentabilidade dos projetos DE/ Ética Desportiva/ Bandeira da Ética
1- Construção dos eixos de ação do projeto, ações a desenvolver, programação e implementação, avaliação e controlo da execução do projeto; a integração do projeto nos projetos educativos e planos anuais de atividades como fator de sustentabilidade dos mesmos. (2 horas presenciais)
2- Planeamento de projetos em grupo e criação de instrumentos de registo de diagnóstico, concetualização e estruturação de objetivos e definição do segmento/público-alvo e contexto de aplicação. (2 horas presenciais)

VII- Avaliação
1- Apresentação dos projetos elaborados pelos(as) formandos(as) (4 horas presenciais)
2- Avaliação da ação pelos pelos(as) formandos(as) (2 horas presenciais)

Metodologias de realização da ação

A presente ação é lecionada na modalidade de B-learning, com 17 horas síncronas em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS), e 8 horas presenciais. O curso inclui diversas abordagens metodológicas. Dependendo dos conteúdos a abordar, haverá sessões mais expositivas, relacionadas com os conteúdos mais teóricos. As 8 horas previstas para as sessões presenciais terão um caráter mais prático, incentivando uma participação mais ativa e mais colaborativa dos(as) formandos(as). As reflexões conjuntas e a partilha de boas práticas serão transversais à componente online síncrona e à componente presencial.

Regime de avaliação dos formandos
Espera-se dos(as) formandos(as) que participem ativamente na sala de aula virtual e nas sessões presenciais. Serão utilizados os critérios de avaliação em utilização neste CFAE, com as adaptações adequadas à especificidade do curso. Será assegurado um elemento de avaliação individual por formando(a). A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. Irá ser atribuída uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP. A escala de classificações será de 1 a 10 valores, obtidos através de médias ponderadas e com a seguinte equivalência:

- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Fundamentação da adequação dos formadores propostos
A formadora proposta é doutorada em Ciências do Desporto com especialização em Desporto, Educação e Cultura e tem experiência de ensino básico e secundário que lhe tem permitido coordenar projetos na área do Desporto Escolar e Ética no Desporto. Tem também o Curso de Formação Especializada em Organização e Desenvolvimento Curricular que lhe permitirá enquadrar orientar os formandos a nível do enquadramento curricular das suas práticas e projetos a desenvolver com os alunos, nomeadamente no que respeita aos Decretos-Lei nº 54 e 55/2018 de 6 de agosto e ao Plano Integrado de recuperação das aprendizagens. Tem uma vasta experiência na área da formação contínua de docentes.

Duração25 horas
Dias de DuraçãoEntre 5 e 7, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-118081/22