Promoção de valores e ética desportiva /A bandeira da ética

02-11-2023

Estrutura da Ação

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
A atuação do CFAE MarcoCinfães assenta no princípio de que a formação contínua é um eixo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e das práticas docentes e, simultaneamente, uma estratégia de valorização do território de inserção das suas escolas associadas, assente em parcerias com instituições de natureza diversa a nível local, regional e nacional numa perspetiva de promoção de igualdade de oportunidades e maior coesão territorial. A colaboração com a DGE e o IPDJ com vista à promoção da Ética Desportiva através do Desporto Escolar enquadra-se no Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens, Resolução de Conselho de Ministros nº 90/2021, de 7 de julho e apela à criação de espaços privilegiados para a promoção de princípios e valores que constam do PASEO: saber valorizar e respeitar as pessoas e a dignidade humana; saber agir eticamente e respondendo pelas próprias ações, tendo sempre em vista o bem comum; desenvolver competências de trabalho colaborativo; agir de acordo com os direitos humanos, rejeitando todas as formas de descriminação e exclusão social e promovendo práticas mais equitativas. Estes são os princípios subjacentes ao projeto acima referido e ao curso agora proposto para acreditação, o qual também pretende capacitar os(as) docentes para conduzirem os (as) alunos (as) e as escolas no processo de obtenção da Bandeira da Ética e criação de condições de sustentabilidade dos princípios e práticas inerentes à sua atribuição.

Objetivos a atingir
1-Adquirir competências no domínio da Educação para Valores e Ética no Desporto, com enfoque no processo de certificação da Bandeira da Ética, enquanto componentes centrais e transversais da sua ação pedagógica e das suas escolas.
2- Enquadrar e articular a atuação pedagógica no domínio da Educação para Valores e Ética no Desporto nos procedimentos de planeamento curricular definidos por lei e em vigor nas escolas dos(as) formandos(as).
3-Adquirir e/ou consolidar competências na área de trabalho de projeto.
4- Facilitar a implementação de projetos, iniciativas, recursos e práticas relacionados com a promoção da ética e valores no desporto, através do processo de certificação da Bandeira da Ética;
5- Promover o envolvimento da comunidade escolar e da comunidade educativa de forma a garantir a sustentabilidade dos projetos.

Conteúdos da ação
I-Enquadramento

1- Introdução ao curso, apresentação de formadores(as) e formandos(as) e discussão dos critérios de avaliação; a Ética no Desporto Escolar e no PEDE 21-25: eixo III - Cidadania, Inclusão e Ética; articulação entre Desporto Escolar e PEDE 21-25 (1 hora síncrona)

II- A Ética e a Educação para Valores
1- A ética ao longo do tempo: Os fundamentos e as diversas correntes éticas

2-Enquadramento histórico e legal da ética no desporto
3-O PNED: objetivos, abordagem, eixos, recursos e projetos (2 horas síncronas)

III- Didática dos Valores no Desporto
1- Enquadramento curricular da Ética no desporto: o PASEO, as Aprendizagens Essenciais e a Educação para a Cidadania (3 horas síncronas)
2- Módulo Led´s Play – Jogar com Ética
3- Histórias de valores no desporto-exploração didática; o trabalho de projeto e a construção de Domínios de Autonomia Curricular (3 horas síncronas)

IV-Bandeira da Ética
1- Pressupostos e objetivos; procedimentos de certificação
2- Dimensões do formulário de candidatura: ética desportiva do ponto de vista estratégico e da gestão; ética desportiva operacional (3 horas síncronas)
3- Critérios e requisitos da certificação; articulação com os instrumentos de planificação curricular; partilha de boas práticas (3 horas síncronas)

V- O Desporto Escolar e o Projeto Educativo das Escolas
1- Missão; Projetos / atividades / áreas de intervenção do DE;
2- Revisão e consolidação dos conceitos relacionados com trabalho de projeto aplicados ao DE, Ética e candidatura à Bandeira da Ética. (3 horas síncronas)

VI- Gestão e sustentabilidade dos projetos DE/ Ética Desportiva/ Bandeira da Ética
1- Construção dos eixos de ação do projeto, ações a desenvolver, programação e implementação, avaliação e controlo da execução do projeto; a integração do projeto nos projetos educativos e planos anuais de atividades como fator de sustentabilidade dos mesmos. (2 horas presenciais)
2- Planeamento de projetos em grupo e criação de instrumentos de registo de diagnóstico, concetualização e estruturação de objetivos e definição do segmento/público-alvo e contexto de aplicação. (2 horas presenciais)

VII- Avaliação
1- Apresentação dos projetos elaborados pelos(as) formandos(as) (4 horas presenciais)
2- Avaliação da ação pelos pelos(as) formandos(as) (2 horas presenciais)

Metodologias de realização da ação

A presente ação é lecionada na modalidade de B-learning, com 17 horas síncronas em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS), e 8 horas presenciais. O curso inclui diversas abordagens metodológicas. Dependendo dos conteúdos a abordar, haverá sessões mais expositivas, relacionadas com os conteúdos mais teóricos. As 8 horas previstas para as sessões presenciais terão um caráter mais prático, incentivando uma participação mais ativa e mais colaborativa dos(as) formandos(as). As reflexões conjuntas e a partilha de boas práticas serão transversais à componente online síncrona e à componente presencial.

Regime de avaliação dos formandos
Espera-se dos(as) formandos(as) que participem ativamente na sala de aula virtual e nas sessões presenciais. Serão utilizados os critérios de avaliação em utilização neste CFAE, com as adaptações adequadas à especificidade do curso. Será assegurado um elemento de avaliação individual por formando(a). A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. Irá ser atribuída uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP. A escala de classificações será de 1 a 10 valores, obtidos através de médias ponderadas e com a seguinte equivalência:

- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Fundamentação da adequação dos formadores propostos
A formadora proposta é doutorada em Ciências do Desporto com especialização em Desporto, Educação e Cultura e tem experiência de ensino básico e secundário que lhe tem permitido coordenar projetos na área do Desporto Escolar e Ética no Desporto. Tem também o Curso de Formação Especializada em Organização e Desenvolvimento Curricular que lhe permitirá enquadrar orientar os formandos a nível do enquadramento curricular das suas práticas e projetos a desenvolver com os alunos, nomeadamente no que respeita aos Decretos-Lei nº 54 e 55/2018 de 6 de agosto e ao Plano Integrado de recuperação das aprendizagens. Tem uma vasta experiência na área da formação contínua de docentes.


Calendarização geral (Ver detalhes em cada uma das turmas)

Data de inícioDia da semanaFormador(a)N.º de HorasHorário
Turma 4 e 56 novembro 2023segunda-feiraJosé Carvalho
José Lima
André Carvalho
2518h30 - 21h30
A Diretora do CFAE Marco Cinfães
Elsa Correia

Duração25 horas.
Dias de DuraçãoEntre 7 e 9, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-118081/22