ACD | O Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) para uma melhoria das práticas de avaliação das aprendizagens

15-11-2022

Designação da ação:

O Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) para uma melhoria das práticas de avaliação das aprendizagens

Local de realização:

Plataforma TEAMS do CFAE MarcoCinfães

Data de realização:

5 e 12 de dezembro de 2022- 18.00-21.00

N.º de horas:

6 horas

Entidade (s) promotora (s):

CFAE MarcoCinfães

Destinatários (Grupos de recrutamento / Outros):

Presidentes e membros do Conselho Geral, Diretores de AE/ENA, Diretores de CFAE, Subdiretores, Adjuntos da Direção, Coordenadores de Estabelecimento, Coordenadores de Departamento e outras lideranças similares.

Fundamentação:

A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem.

No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, foi definido o Projeto MAIA, que visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação.

No processo de operacionalização do Projeto MAIA, quer no âmbito dos CFAE, quer no âmbito de cada escola, as lideranças desempenham uma função indispensável e decisiva, pelo que importa enquadrar e explicitar os processos e dinâmicas de formação e de melhoria das práticas pedagógicas que são propostas aos professores e às escolas.

Conteúdos:

1. Projeto MAIA (3 horas)

1.1. Natureza, os processos e as finalidades do Projeto MAIA (1 hora)

1.2. Princípios, dinâmicas e processos de formação (1 hora)

1.3. Enquadramento legal das práticas de avaliação e de classificação (1 hora)

2. Avaliação pedagógica (3 horas)

2.1. A aprendizagem, o ensino e a avaliação (1 hora)

2.2. Princípios e fundamentos da avaliação pedagógica (1 hora)

2.3. Política de avaliação e de classificação: natureza, papel e propósito dos Projetos de Intervenção

Metodologia:

Sugere-se a adoção de uma dinâmica reflexiva e interativa, através da qual seja possível potenciar diversas perspetivas e as diferentes experiências, sendo certo que os AE/ENA estarão em fases diferentes, importa dar tempo e voz para a partilha das diversas experiências.

O recurso aos materiais deve servir para apoiar e ilustrar o percurso temático proposto, sem nenhum carácter exaustivo e/ou meramente expositivo.

As folhas do Projeto MAIA dispõem de diversas atividades de formação que podem ser adotadas neste contexto e com as devidas adaptações.

Duração6 horas
Dias de Duração2
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
Acreditação