As narrativas digitais para aprender com o vídeo

08-05-2024

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente

A abordagem de produção de narrativas digitais para aprender com o vídeo emprega elementos visuais dinâmicos paraenvolver os alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Ao possibilitar a criação de narrativas própriasatravés de vídeos, ela estimula a criatividade e expressão individual dos estudantes, promovendo capacidades decomunicação e pensamento criativo.
Um dos grandes benefícios é a diversificação do ensino. Os vídeos adaptam-se aos diferentes estilos de aprendizagem,atendendo a uma variedade de alunos e tornando o conteúdo mais acessível. Essa versatilidade promove inclusão epermite a exploração de conceitos de maneira visual e contextualizada.
Além disso, os professores aprendem a editar, produzir e compreender conteúdo visual, capacitando-os para um mundotecnológico em constante evolução. Ao mesmo tempo, encoraja a interdisciplinaridade, possibilitando a integração deconhecimentos de diversas áreas e estimulando uma compreensão mais holística do saber. Os professores sãopreparados para trabalhar com os alunos deste século, onde a capacidade de criar e compreender conteúdo visual éaltamente valorizada. Essa competência não abre portas, apenas, profissionalmente, mas também capacita os alunos anavegar e contribuir de forma significativa numa sociedade cada vez mais voltada para a multimédia. Aprender ainterpretar difernetes recursos multimodais e a produzir conteúdo são competências fulcrais da escola atual.


Objetivos a atingir

1- Preparar os professores para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas einovadoras
2- Compreender o modelo pedagógico de Digital Storytelling
3- Promover boas práticas na planificação de narrativas digitais
4- Promover nos professores a produção de narrativas digitais
5- Conhecer software de vídeo, áudio e texto para a criação de narrativas digitais
6- Usar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo)

Nota
Esta ação é, excecionalmente, considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no Artº 3.º do Despacho n.º 779/2019, publicado em 18 de janeiro no Diário da República, 2.ª série, n.º 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo Artº 2º do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril de 2023.

Duração25 horas. 25
Dias de Duração7
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-125723/24