Aplicações Digitais para uma sala de aula inclusiva

07-05-2024

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente

A sociedade atual é caracterizada por rápidas mudanças impulsionadas pela inovação tecnológica em transição para a era da Inteligência Artificial. O setor educativo deve, assim, apropriar-se das mais recentes ferramentas digitais aplicadas ao ensino e, consequentemente, de novas técnicas pedagógicas, como forma de promover ambientes de aprendizagem inovadores e promotores de uma multiplicidade de experiências pedagógicas e interdisciplinares. Esta alteração de paradigma do processo de ensino e aprendizagem, é suportada pelos normativos em vigor. Os docentes estão convocados para a inovação da prática pedagógica, para a diferenciação pedagógica e, sobretudo, para novas formas de avaliação formativa, através do desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos, promovendo, assim, uma avaliação holística dos alunos e alunas e contribuindo assim, para uma verdadeira Escola Inclusiva.
Com o fim da operação financiada em capacitação digital, os docentes continuam a solicitar formação na área da aplicação das tecnologias digitais na sua prática pedagógica. Deste modo pretendem responder a uma maior diversidadede alunos, diversificar formas de avaliação, consolidar técnicas já abordadas e, sobretudo, conhecer novas potencialidades pedagógicas de aplicações impulsionadas pela inteligência artificial, que têm surgido nos últimos meses, tal como aponta a recente publicação do suplemento de IA ao Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (jan. 2024).


Objetivos a atingir
•Conhecer a legislação e os documentos fundamentais que enquadram o setor educativo;
•Utilizar as tecnologias digitais para apoiar a aprendizagem em contextos inclusivos;
•Promover a construção de materiais pedagógicos para o trabalho direto com os alunos.
•Compreender a necessidade de adequação de estratégias de aprendizagem em sala de aula, com o recurso à utilizaçãodas TIC, para a diferenciação pedagógica e inclusão dos alunos.
•Conhecer e explorar aplicações baseadas na internet para a criação de materiais pedagógicos diferenciados e assim, promover a inclusão.

Nota
Esta ação é, excecionalmente, considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no Artº 3.º do Despacho n.º 779/2019, publicado em 18 de janeiro no Diário da República, 2.ª série, n.º 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo Artº 2º do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril de 2023.

Duração20 horas.
Dias de Duração7
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-123530/24