Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
A Ciência, a Tecnologia e a Inovação são identificadas pelas Nações Unidas como fatores-chave para alcançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste empreendimento a Astronomia assume um papel central devido à sua componente tecnológica e às suas dimensões científica, educacional e cultural.
Em termos educacionais e apesar de um aparente lugar menos central nos currículos, é amplamente consensual e reconhecida a importância intrínseca da astronomia, mas, igualmente, a sua função de "ciência facilitadora", para a educação da biologia, geologia, física, química, matemática, história, filosofia e mesmo português.
É neste contexto que emerge esta oficina que, partindo de resultados e processos científicos atuais, trabalhados pelos cientistas/educadores promotores desta proposta, e no atual quadro da Autonomia e Flexibilidade Curricular e tendo em conta os referenciais atuais (PASEO, ENEC, AE), pretende codesenhar, com os docentes, iniciativas e recursos educativos digitais focados nas Aprendizagens Essenciais. Partindo de dinâmicas previamente delineadas e testadas, estas serão reconstruídas em cada oficina, para se tornarem significativas no contexto profissional de cada um dos formandos. Os recursos assim produzidos, serão baseados em metodologias orientadas para a investigação, no seu sentido mais lato, e valorizarão o trabalho interdisciplinar, colaborativo e prático, apoiado na utilização das TIC.
Objetivos a atingir
- Contribuir para alcançar os ODS.
- Estimular a reflexão sobre a prática docente, através da auto e hétero análise sobre de atitudes e crenças epistemológicas em relação à astronomia.
- Confrontar práticas pedagógicas quotidianas com outras perspetivas didáticas.
- Questionar diferentes perspetivas e metodologias de ensino das ciências à luz de quadros teóricos pós-positivistas, externalistas e socioconstrutivistas, promovendo uma critica fundamentada sobre tais orientações.
- Analisar metodologias de ensino das ciências, tendo por referência o quadro de Autonomia e Flexibilidade Curricular, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens essenciais.
- Refletir sobre o perfil sinérgico da investigação, a comunicação e a educação em ciência e formas de o potenciar.
- Analisar e produzir recursos educativos digitais baseados em ciência inovadora, partindo de dados astronómicos reais.
- Promover a utilização da astronomia na educação.
Calendarização
5/05/2025-18:00–20:00 (sessão online síncrona)
8/05/2025-18:00–20:00 (sessão online síncrona)
10/05/2025-09:00–13:00; 14:00–19:00 (sessão presencial)
29/05/202517:00–21:00 (sessão online assíncrona)
2/6/2025-17:00–21:00 (sessão online assíncrona)
3/07/2025-17:00–21:00 (sessão online síncrona)
Duração | 25 horas. 25+25 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-132967/24 |